content top

Juntos podemos muito mais

O Texto

A Saída

Um homem andava solitariamente pelo deserto. Aquilo que seria uma de suas mais admiráveis viagens acabou se transformando num verdadeiro caos. O sol castigava-o diariamente e ele já não era capaz de encontrar o caminho de volta. Estava perdido e completamente desorientado. Entretanto, uma outra pessoa mais jovem, também perdida, encontrou-o após vários dias de caminhada e disse-lhe: “Senhor, estou perdido. Poderia me indicar o caminho para sair do deserto?” Ao que o outro respondeu: “Não, eu não posso mostrar o caminho para sair do deserto”. Mas, no momento em que a tristeza se anunciava na face do jovem, o novo amigo continuou a falar: “Eu não posso encontrar o caminho para sair do deserto, mas, talvez, se eu caminhar com você, nós podemos encontrar juntos a saída”.

Livro: Histórias para o coração. Paulus. 2007. Luiz Alexandre Solano Rossi. P. 59.

Turma do terceiro ano

Reflexão com os alunos

Diante de caminhos que nos parecem difíceis, a melhor solução é, de fato, procurar ajuda. Todo caminho percorrido com amigos se torna melhor. Nossas dificuldades e nossos problemas serão mais fáceis de resolver se pudermos contar com o apoio de amigos.

Duas pessoas têm maiores possibilidades de vitória quando se aproximam e reúnem suas forças, coragem, habilidade, motivação e experiência a fim de vencer os obstáculos que a princípio pareciam impossíveis de vencer sozinho. A saída, portanto, não está no isolamento e na prática intensa do individualismo. Pelo contrário, a saída está em fazer com que nossos passos, mãos, sonhos, e possibilidades sejam solidários com aqueles que, como nós, muitas vezes se encontram perdidos em alguma estrada da vida.

Mural juntos podemos muito mais

Descobertas dos alunos

“Elas, crianças, precisam criar mais sinergia”.

“Sozinhos podemos muito pouco, mas juntos podemos muito mais”.

“Juntos somos quem sozinhos não podemos ser”.

“EU PRECISO DE VOCÊ, VOCÊ PRECISA DE MIM, NÓS PRECISAMOS UM DO OUTRO ATÉ O FIM. CEM CESSAR, SEM PARAR, SEM VACILAR, SEM TREMER, SEM CHORAR…”



Comentários para “Juntos podemos muito mais”

  1. VALDILENE disse:

    Belo trabalho, um incentivo ao bom convívio coletivo social, em uma sociedade tão individualista. PARABÉNS!

    Valdilene, acadêmica pelo PROUNI do curso de pedagogia EAD ULBRA, polo NCA Arapiraca AL.

Faça seu comentário